Comparação de Magnitudes*
Projeto neuroeducativo focado no conhecimento numérico da população pré-escolar (3-6 anos). Este projeto visa promover:
A melhoria do conhecimento numérico de todas as crianças;
A redução das assimetrias de aprendizagem entre os pré-escolares de diferentes estatutos socioeconómicos;
Encaminhar as crianças para uma trajetória de aprendizagem normativa da Matemática.
(*) Projeto aprovado pela comissão de ética da Escola Superior de Saúde de Alcoitão em termos de qualidade ética dos procedimentos e metodologia científica.
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Crianças pré-escolares
Idades: dos 3 anos até ao momento de entrada no primeiro ano de escolaridade (tipicamente 6 anos)
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Intervenção breve baseada no jogo de cartas “A Batalha” (adaptado de Scalise et al., 2017):
1) 2 momentos de avaliação do conhecimento numérico das crianças (antes e após a intervenção) cada qual com a duração aproximada de 25 minutos;
2) 4 sessões de intervenção de cerca de 15 minutos cada, com recurso ao jogo “A Grande Corrida”
3) Individual (1 criança)
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1) Melhorar as competências de contagem, identificação de números e comparação de magnitudes simbólica de todos os pré-escolares, particularmente daqueles oriundos de situações de carência socioeconómica;
2) Mitigar as diferenças no desempenho da tarefa de comparação de magnitudes simbólica entre crianças de diferentes estatutos socioseconómicos.