O que fazemos

Defendemos que o acesso a uma educação de qualidade é fundamental para o futuro sucesso das crianças e jovens do hoje e, consequentemente, para o crescimento económico, social e humano da nossa comunidade local e do país.

Adotamos uma cultura de atualização constante do conhecimento, honrando o compromisso com a prática clínica e educativa sustentada na evidência científica, objetivando uma intervenção de qualidade diferenciada. Na prática, comprometemo-nos com valores que conjugam o rigor interventivo e a humanização na prestação dos cuidados.

Áreas de intervenção

  • Projetos Neuroeducativos e de Investigação

    Desenvolvemos e implementamos projetos de intervenção, com base na evidência científica, na comunidade (p.ex., estabelecimentos de ensino, casas de acolhimento), com o objetivo de estimular as capacidades cognitivas, socioemocionais e comportamentais das crianças e jovens.

  • Atividade Clínica

    Prestamos serviços de avaliação e intervenção clínica no âmbito das perturbações do neurodesenvolvimento (p. ex., dislexia, discalculia, hiperatividade e défice de atenção), problemas de comportamento e/ou dificuldades socioemocionais.

  • Formação

    Promovemos ações de sensibilização e formação para capacitar pais, estudantes e profissionais das áreas da saúde e educação, ciências sociais e humanas.

ONIS Social

Precisa de apoio terapêutico mas não tem recursos financeiros?

Candidate-se à Bolsa Social ONIS!

A educação é um direito universal. Todas as crianças e jovens devem ter acesso a oportunidades de aprendizagem de elevada qualidade que lhes permitam atingir níveis educativos de excelência, independentemente da sua raça, etnia, religião, contexto socioeconómico, idioma materno, entre outros. A cada dia trabalhamos para encontrar soluções que promovam a justiça educacional. Objetivamos o desenvolvimento do potencial máximo de cada criança e jovem criando a base para um futuro melhor.

 
  • A Bolsa Social é um fundo que permite comparticipar o custo de serviços clínicos especializados quando as famílias não têm condições económicas para o suportar sozinhas ou em casos de crianças e jovens à guarda de instituições.

  • Para facilitar o acesso da criança carenciada à avaliação, diagnóstico e acompanhamento atempado e contribuir para o seu desenvolvimento cognitivo, comportamental e socioemocional, bem como para a melhoria dos seus processos de aprendizagem, abrindo portas para um futuro melhor.

  • Crianças e jovens oriundas de famílias com situações socioeconómicas fragilizadas que dificilmente terão acesso ao processo terapêutico que necessitam para superar ou minorar o impacto das suas dificuldades

  • - Envio de e-mail para geral@onis.pt a demonstrar interesse

    - Receção da ficha de candidatura da família (a ser partilhada pela ONIS para seu preenchimento)

    - Análise da candidatura por parte da ONIS

    - Atribuição de um escalão de apoio à família

    - Início do processo terapêutico da criança

  • 90%, 70%, 50% ou 30% do valor do processo terapêutico especializado.

 

Precisa de suporte para submeter processos de candidatura a apoios do Estado?

A ONIS reconhece a existência de respostas públicas que objetivam auxiliar as famílias carenciadas com apoios específicos, tais como o Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância e o Subsídio de Educação Especial.

Neste seguimento, a ONIS propõe-se a auxiliar as famílias a submeter os processos de candidatura para a obtenção destes apoios, viabilizando assim o encaminhamento da criança ou jovem para o apoio necessário